quinta-feira, 17 de maio de 2007

PINTURA

A pintura neolítica possui finalidades mais decorativas do que religiosas ou expressivas.Os pintores abandonam o realismo figurativo do Paleolítico e tendem agora a simplificação e geometrização das imagens visuais.Não são mais aqueles observadores da realidade,que marcavam a anatomia e fixavam o caráter dos animais.Agora,simplificam,esquematizam,geometrizam,substituindo muitas vezes as imagens visuais por símbolos e signos.
Chegam as formas abstratas,inclinam-se ao geometrismo abstratizante.
Mas não foi apenas a maneira de desenhar e pintar que sofreu modificações.Os próprios temas da arte mudaram: começaram a fazer representações da vida coletiva, pessoas em suas atividades cotidianas e assim um novo problema se apresentou na vida dos artistas: dar idéia de movimento através da imagem fixa. Mas o artista neolítico conseguiu isso de uma maneira eficiente, a preocupação com o movimento fez com que esses criassem figuras leves, agéis, pequenas e de pouca cor.
Com o tempo, essas foram se reduzindo a traços e linhas muito simples, mas que comunicava algo para quem as via.
Desses desenhos surge, portanto, a primeira forma de escrita, a chamada pictográfica, que consiste em representar seres e idéias através do desenho.

Nenhum comentário: