quarta-feira, 13 de junho de 2007

ESCULTURA


No Neolítico, decrescem as atividades dos escultores e pintores, desenvolvendo-se a dos ceramistas.
Aprimora-se a técnica
de lascar e polir a pedra, mesmo as mais resistentes como a quartzita, a obisidiana vulcânica e a diorita. Depois de executado o trabalho de lascar a pedra, poliam-na com o atrito sobre uma camada de areia molhada, contra pedras mais resistentes. Sinais desse trabalho de polimento foram achados em várias regiões européias, especialmente na França.
Acredita-se que esse trabalho tenha assumido ritmo industrial, com a produção de facas, raspadores, pontas de flechas e machados, que seriam comercializados.
Nesse período outro progresso, os artistas começaram a usar o metal em seus trabalhos e começaram a preocupar-se mais com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto.
Além desses trabalhos, desenvolveram a técnica de tecer panos e também de produzir o fogo através do atrito.

ARQUITETURA

Os monumentos mais importantes da arquitetura neolítica são as construções chamadas: palafitas e os megalíticos.
As contruções palafitas são habitações rústicas de madeira, erguidas sobre pilotis, estacas e profundamente enterradas no fundo de lagos ou às margens de rios, em várias regiões da terra. Destacam-se a Suíça e o sul da Alemanha e da França como áreas mais abundantes desses vestígios pré-históricos.
Os grupos que habitavam nessas palafitas ligavam-se à terra por uma ponte e acredita-se que tinham essa localização por necessidades de segurança e defesa. Alguns desses agrupamentos compõem-se de mais de duas centenas de habitações.
As pesquisas no fundo desses lagos revelaram a existência de armas e utensílios de pedra, osso e cerâmica, vestígios de cobre e bronze e dos primeiros panos de tecidos pelo homem. Dois utensílios em osso são abundantes e praticamente na forma por que ainda hoje os usamos, o anzol e a agulha.
As contruções megalíticos são enormes habitações de pedras, toscamente lavrada, que assumem formas e disposições diversas e recebem as denominações: menhir, alinhamento, cromleque e dólmen.
Os menhires são grandes blocos de pedra erguidos verticalmente.
Os alinhamentos são menhires enfileirados, regularmente espaçados e as vezes por extensão considerável. Os alinhamentos de Carnac, na Bretanha, França, são
famosos.

Os cromleques são menhires dispostos em círculo, algumas vezes centralizados por outros de maiores dimensões.
Os dolmens são formados de duas pedras verticais que sustentam uma terceira , colocada horizontalmente.
Além desses, encontraram restos de habitações contruidas geralmente a margem de rios . São habitações grosseiras, paredes de barro, teto de madeira.